1- Como ficam os Espíritos que ao estarem em perigo se atiram para a morte? Exemplo do atentado em N.Y., em que o desespero foi tanto que na hora do perigo extremo pularam para morte? Eles usaram o instinto, mas pularam.
>> Eles não utilizaram sua inteligência para controlar o instinto de conservação, que é um instinto brutal. Isso é mostrado no filme que teve como título "The Edge- no Limite" onde encontramos os diferentes níveis de domínio do instinto de conservação sobre a inteligência e o poderio da inteligência sobre o instinto de conservação.
2- Como se trata de lei de conservação, poderíamos dizer que este instinto só vale na vigência da vida física, ou seja, enquanto estiver encarnado?> >Esse instinto de conservação é um arquivo que está incrustado no perispírito porque o instinto de conservação é uma das manifestações da Lei Natural inerentes a todos os seres vivos.
Quando utilizamos o vocábulo vivo, não é na acepção real da palavra e sim no seu sentido mais amplo, porque encontraremos inúmeros casos na literatura espírita, onde constataremos a utilização desse mecanismo de defesa pelos espíritos, principalmente os que navegam nos primeiros degraus de evolução. Porque para os mais elevados eles já exercem o total domínio sobre esses instintos brutais que pertencem ao patrimônio milenar do espírito imortal.
3- Certo, mas estes espíritos são considerados suicidas? (t)
>> Sim
4. Seria possível então, Rosa, que o ser imortal, estando na erraticidade, se utilize do instinto para buscar ou repelir a reencarnação?
5. Seria o instinto, conforme nos mostra a máxima codificada: "Do átomo ao arcanjo, tudo se encadeia na Natureza", uma bagagem consciencial formada a partir dos condicionamentos durante toda a nossa existência ? (t)
>> O instinto de conservação como anteriormente colocamos se desenvolve ao longo de alguns estados no mineral, no vegetal e no animal, sendo que no animal é quando ele começa a sofrer a influência das operações intelectuais obscuras, ou melhor: os primeiros movimentos da inteligência primitiva.
A partir desse momento, gradativamente, ele vai sendo modificado e aperfeiçoado pela inteligência e paulatinamente a consciência se amplia segundo o grau de aperfeiçoamento cerebral.
Fonte: http://www.espirito.org.br/portal/palestras/irc-espiritismo/estudos-espiritas/le260102.html