terça-feira, 3 de setembro de 2013

Teoria das almas gêmeas

Grande polêmica se faz acerca da teoria das almas gêmeas por conta do texto de Emmanuel sobre o assunto contido no livro “O Consolador”, em que o Benfeitor considera quando indagado sobre tal teorização:

No sagrado mistério da vida, cada coração possui no Infinito a alma gêmea da sua, companheira divina para a viagem à gloriosa imortalidade. Criadas umas para as outras, as almas gêmeas se buscam, sempre que separadas. A união perene é-lhes a aspiração suprema e indefinível. Milhares de seres, se transviados no crime ou na inconsciência, experimentaram a separação das almas que os sustentam, como a provação mais ríspida e dolorosa, e, no drama das existências mais obscuras, vemos sempre a atração eterna das almas que se amam mais intimamente, envolvendo umas para as outras num turbilhão de ansiedades angustiosas; atração que é superior a todas as expressões convencionais da vida terrestre. Quando se encontram no acervo real para os seus corações – a da ventura de sua união pela qual não trocariam todos os impérios do mundo, e a única amargura que lhes empana a alegria é a perspectiva de uma nova separação pela morte, perspectiva essa que a luz da Nova Revelação veio dissipar, descerrando para todos os espíritos, amantes do bem e da verdade, os horizontes eternos da vida”


Note-se que Emmanuel não contradiz Kardec como alguns forçosamente querem crer. Antes, traça um belo panorama do que o amor, em se tratando de almas afins, que pelejam longos séculos, milênios talvez, juntas, em compromissos ora dolorosos ora sublimes, pode fazer, transformando os seres, que passam a se amparar e galgar juntos seu caminho de ascensão. Não trata, em nenhum momento, das almas gêmeas como metades eternas, mas sim como criaturas cuja perfeita sintonia de pendores as faz credoras de um amor recíproco que atravessa as maiores barreiras, passando a impressão de serem feitas mesmo uma para a outra, tamanha identidade de pensamentos. Não vemos portanto qualquer incongruência entre os textos, já que todos contamos para nossa felicidade com espíritos simpáticos e amorosos devotados a nós em todos os níveis de nossa existência.


Diante disso, munidos no melhor sentimento fraterno, postamos abaixo o belo poema escrito por Emmanuel quando de sua reencarnação em Roma a sua esposa Lívia. A bela imagem das almas gêmeas, entendidas no âmbito das simpatias e dos laços que se perdem nas noites do tempo, continua sendo fonte inspiradora a todos que amam e a todos que querem reaprender a amar....



Alma gêmea da minhalma, Flor de luz da minha vida,
Sublime estrela caída Das belezas da amplidão!... 
Quando eu errava no mundo, Triste e só, no meu caminho, 
Chegaste, devagarinho, E encheste-me o coração. 
Vinhas na bênção dos deuses, Na divina claridade, 
Tecer-me a felicidade Em sorrisos de esplendor!... 
És meu tesouro infinito, Juro-te eterna aliança, 
Porque sou tua esperança, Como és todo o meu amor! 
Alma gêmea da minhalma, Se eu te perder, algum dia, 
Serei a escura agonia Da saudade nos seus véus... 
Se um dia me abandonares, Luz terna dos meus amores, 
Hei de esperar-te, entre as flores Da claridade dos céus... 


Poema extraído do livro “Há dois mil anos”, dedicado por Públio Lentulus (reencarnação anterior de Emmanuel em Roma) a sua esposa Lívia

7 comentários:

  1. Nossaaa acredito que um dia encontrarei a minha alma gemia...
    Acredito que o amor vai além do que existe... eu sei que que me chamarao de louca mais só to espondo o que penso...

    ResponderExcluir
  2. eu já encontrei a minha, não tenho dúvidas, mas infelizmente ele está do outro lado do oceano e sem contato algum. Me identifiquei demais com cada letra descritas acima. :(

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de contar a minha historia.
    Meu chamo I.M e tenho 15 anos. A alguns meses atras meu primo convidou a familia para comemorar seu aniversario na casa dele. No começo eu nao estava muito animada mas depois cheguei a conclusao de que meus pais nao me deixariam ficar em casa sozinha.
    Chegando la a festa seguia todos os padroes que uma festa de familia pode ter,assuntos do passado,futebol,cerveja e eu jogada em um canto do sofa.
    Isso ate um certo ponto da festa. Quando ele entrou ele ja estava no meu campo de visao,e eu simplesmente fiquei olhando tudo normal ate uma sensaçao estranha tomar conta do meu corpo.eu comecei a tremer e ficar totalmente fora do ar com o que acontecia ao meu redor. Isso poderia ser normal a nao ser por dois motivos eu nunca tinha sentido aquilo antes e outro ele tambem me olhava de uma forma unica.
    Sei que isso pode nao ter passado de um flerte adolescente mas meu coraçao nao consegue acreditar que seja so isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente pode não ter sido nada, mas também senti essa sensação quando encontrei uma pessoa. Quando ele me olhou nos olhos parecia que podia ver a minha alma! Foi inexplicável.

      Excluir
  4. Minha alma gêmea morreu antes de eu conhecê-la.

    ResponderExcluir