sexta-feira, 31 de maio de 2013

Não há efeito sem causa

A existência da Potência Suprema é afirmada por todos os Espíritos elevados. Aqueles, dentre nós, que têm estudado o Espiritismo filosófico sabem que todos os grandes Espíritos, todos aqueles cujos ensinamentos têm reconfortado as nossas almas, mitigado nossas misérias, sustentado nossos desfalecimentos, são unânimes em afirmar, em repetir, em reconhecer a alta Inteligência que governa os seres e os mundos. Eles dizem que essa Inteligência se revela mais brilhante e mais sublime à medida que se escalam os degraus da vida espiritual.

O mesmo se dá com os escritores e filósofos espíritas, desde Allan Kardec até nossos dias. Todos afirmam a existência de uma causa eterna no Universo.

“Não há efeito sem causa – disse Allan Kardec – e todo efeito inteligente tem forçosamente uma causa Inteligente.” Eis o princípio sobre o qual repousa o Espiritismo. Esse princípio, quando o aplicamos às manifestações de Além-Túmulo, demonstra a existência dos Espíritos. Aplicado ao estudo do mundo e das leis universais, demonstra a existência de uma causa inteligente no Universo. Eis por que a existência de Deus constitui um dos pontos essenciais do ensino espírita. Acrescento que é inseparável do resto desse ensino, porque, neste último, tudo se liga, tudo se coordena e se encadeia. Que não nos falem de dogmas! O Espiritismo não os comporta. Ele nada impõe; ensina. Todo ensino tem seus princípios. A idéia de Deus é um dos princípios fundamentais do Espiritismo

2 comentários:

  1. olá!

    Sou espírita e encontrei este blog numa postagem no blog da Joana, mãe da Vitória de Cristo, quando abri para ver a música que tocou já me emocionou!
    Quantas palavras maravilhosas estão aqui!
    Estou lendo tudo que posso ouvindo esta doce melodia!
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Oi Jack, nos emocionamos também com o que vc nos transmitiu. Agradecemos muito. As três canções que tocam aqui são de autoria do Kitaro...CD Silk Road.
    Colocamos aqui o que vamos encontrando e que são importantes para nós naquele momento, ou por fazer parte de um estudo, ou de um livro que lemos, ou uma conversa entre amigos. E assim foi se compondo o Espiritismo Amor sem Fronteiras. Desejamos que vc volte outras vezes e encontre sempre temas interessantes. Um abraço carinhoso na leveza do seu coração.

    ResponderExcluir